ULBRA EAD Santa Maria realiza atividades de conscientização ambiental

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de Dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. A partir desta o Meio Ambiente passou a ser celebrado anualmente no dia 05 de junho.
Seguindo esta premissa a ULBRA EAD Santa Maria focaliza-se na realização de ações que contribuam para a formação de acadêmicos quanto a práticas socialmente e ecologicamente responsáveis com o meio ambiente. 

Está sendo aplicado um questionário socioambiental em sala de aula antes da realização das provas presenciais. Na primeira parte do questionário, será identificado o perfil dos pesquisados. Logo após, os mesmos serão questionados sobre o nível de conhecimento com relação ao grau de Conscientização e Preservação Ambiental. Na segunda parte, será identificada a percepção dos acadêmicos quanto à contribuição da instituição em relação a sua contribuição na formação de cidadãos, e futuros profissionais engajados na busca pela conscientização e preservação ambiental. Em seguida, sobre a postura como indivíduo, em relação às ações de separação e descarte de resíduos sólidos. Finalmente, os acadêmicos serão instigados a dar seu parecer sobre o tema, sustentabilidade.
O objetivo da atividade é demonstrar o nível de importância que os acadêmicos dos cursos EAD possuem sobre as questões ambientais e as práticas que este público adota em relação à destinação dos resíduos sólidos no ambiente universitário.
Além disso, foram distribuídas mudas de plantas aos alunos.
Para a universidade esta pesquisa torna-se importante, pois a partir dos resultados obtidos poderemos identificar se os métodos utilizados atualmente para a separação do lixo estão sendo eficientes. Com isso, poderão ser estabelecidas novas estratégias para eventuais melhorias e modificações necessárias ao sistema atual de coleta e destinação dos resíduos sólidos. 
A estratégia da ULBRA visa destacar ações positivas em prol do Meio Ambiente e aproximar o público com as questões ambientais atuais.

Além do questionário e da entrega das mudas, também foi realizada uma ação de plantação de árvores frutíferas no entorno do prédio da ULBRA, no qual em dois anos já estará dando frutos e trazendo sombra aos arredores do campus.