Projetos de Extensão

SELEÇÃO DE ALUNOS VOLUNTÁRIOS:

Para participar da seleção o aluno deverá enviar email para o professor coordenador do projeto com um minicurrículo contendo as informações: Polo, nome, endereço, email, curso e semestre.

PROJETOS EXTENSÃO COMUNITÁRIA 2018


  
1) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E LUDICIDADE
Coordenação: ProfUrsulaTimm
Inscrição email: extensao.timm@gmail.com
Objetivo: promover oficinas com o tema educação matemática e o lúdico em sala de aula, no âmbito de formação deprofessores, para profissionais do magistério da rede básica de ensino de municípios de abrangência da ULBRA EAD edemais interessados da comunidade em geral.

2) LEITURA EM REDE
Coordenação Prof Angela Rolla
Inscrição email: angela.rocha.rolla@gmail.com
Objetivo: estabelecer, através do acadêmico extensionista, uma rede de comunicação (virtual e presencial) com mediadores deleitura, escritores, ilustradores, poetas, músicos, atores, crianças e jovens leitores e obras literárias brasileiras,engajandoa sua comunidade próxima e valorizando a cultura local.
 
3) A DIVERSIDADE SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL NA AÇÃOPEDAGÓGICA
Coordenação ProfMara Lucia Salazar Machado
Inscrição email: diversidadeculturalpedagogica@gmail.com
Objetivo: promover a socialização dos saberes acadêmicos em benefício de uma educação de qualidade que promova o Educando e o educador, envolver alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e 100 pessoas que atuam em ambientes escolares e não escolares, em práticas pedagógicas que valorizam a diversidade social, cultural e ambiental.
    
6) NA PAZ: ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADERACIAL E DE GÊNERO NAS ESCOLAS - EAD
Coordenação: Caroline Fernanda Santos da Silva
Inscrição email: projetonapazead@ulbra.br
Objetivo: difundir os direitos das mulheres a uma vida livre de violência; estimular a reflexão sobre a superação dopreconceito e da discriminação racial; estimular a atuação dos jovens como multiplicadores destas informações em suas comunidades e famílias.

7) CINEMA NEGRO:
CoordenaçãoJuliana Ribeiro de Vargas
Inscrições email: jrvargas@ulbra.edu.br
Objetivo: Visa a promoção de relação mais igualitária e não discriminatória a partir da exibição e análise de filmes que abordam temas relacionados à história afro-brasileira e as condições sociais de negros e negras na atualidade.
Pretende-se também difundir entre os alunos, acadêmicos dos cursos de licenciaturas nas Unidades EAD, a Lei 10639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da temática história e cultura afro-brasileira na educação atual.
  

PROJETO DE PESQUISA 2018
 
HISTÓRIA DE VIDA E AUTOFORMAÇÃO: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS NARRATIVAS DE SI

Coordenação: Rodrigo Simões
Objetivo: conhecer a narrativa dos professores da educação básica a respeito da realidade sociocultural do professorado, sobre o trabalho educativo, o processo formativo e a formação continuada, as práticas pedagógicas e o papel a ser desempenhado pelos profissionais da educação na sociedade atual.